AFNPOMTools

A Esri Portugal, ciente da responsabilidade da execução do Plano Operacional Municipal (POM) atribuída aos municípios (Artigo 2º do Decreto-Lei n.º 20/2009), desenvolveu uma solução que visa estabelecer uma base comum de trabalho para a produção da Cartografia de Risco de Incêndio Florestal (CRIF), a integrar nos POM.

O AFN POM Tools implementa o modelo conceptual de risco adoptado pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), por forma a automatizar o cálculo dos mapas de probabilidade, susceptibilidade e perigosidade e auxiliar no cálculo do mapa final de risco de incêndio florestal.

A cartografia resultante da análise pode ser representada de forma automática num layout preparado para o efeito, com a simbologia e composição dos elementos do mapa, em conformidade com as indicações dadas pela AFN. Permite ainda identificar a entidade geradora da cartografia (nome e logótipo) e a data de produção do mapa.

O sistema AFN POM Tools é disponibilizado gratuitamente para clientes da Esri Portugal com software Esri em garantia ou com contrato de manutenção activo. Para tal, deverá contactar-nos para o e-mail Info@esri-portugal.pt .
Ao nível de requisitos, o AFN POM Tools requer a extensão Spatial Analyst para o ArcGIS Desktop 9.3.1 ou superior.

Documentação:
AFNPOMTools [PDF]