Compreender relações e padrões espaciais

As análises espaciais permitem-nos conhecer o nosso mundo – mapeamos onde estão ou onde acontecem as coisas, como elas se relacionam, o que elas significam e que acções se podem tomar.

A partir das análises computacionais dos padrões geográficos, podem encontrar-se as melhores rotas e os melhores locais, bem como modelar informação de modo avançado para prevenir a ocorrência de determinados fenómenos. As análises espaciais estão no coração dos sistemas de informação geográfica.
Compreender a variável “Onde?”

Onde estão localizados os meus escritórios? Onde estão os meus veículos de entregas? Compreender a variável “onde?” é saber contextualizar os fenómenos no mundo. Isto inclui a geocodificação de dados, colocá-los num mapa e atribuir-lhes símbolos que o ajudam a visualizar e a compreender esta informação.  
Experimente
Quantificar a dimensão, a forma e a distribuição espacial

Qual o comprimento do rio? Qual é a altura do edifício? Qual a dimensão dos campos de milho?
A quantificação da dimensão e das formas dos vários objectos permite ver quão grandes eles são, tal como a descrição dos elementos em termos de área, perímetro, comprimento, altura e volume. Ajudam ainda a compreender a distribuição espacial de múltiplos elementos.
Experimente
Determinar como os lugares se relacionam

Quais os rios que estão a 10 quilómetros do gasoduto? Já ocorreram outros crimes neste local? Responder a estas questões com a componente espacial permite compreender relações de proximidade, coincidência, intersecção, sobreposição, visibilidade e acessibilidade.
Assista ao vídeo
Encontrar as melhores localizações e as melhores rotas

Se está à procura do melhor trajecto para uma viagem, da melhor localização para a construção de um gasoduto ou do melhor sítio para abrir uma nova loja, as análises espaciais ajudam-no a tomar decisões com mais e melhor informação sobre as melhores localizações e as melhores rotas.
Assista ao vídeo
Detectar e quantificar padrões

Onde se concentram a pessoas que gastam mais dinheiro em tecnologia? Onde existem mais mortes por cancro? A detecção e a quantificação de padrões nos dados geográficos pode ser utilizada para encontrar pontos críticos, distribuições fora do normal, agrupamentos naturais ou analisar as mudanças registadas ao longo do tempo nos padrões dos fenómenos.  
Assista ao vídeo
Fazer previsões

Como evoluiu um incêndio florestal com base na vegetação e no vento? Como o tamanho de uma loja e as distâncias até ela podem atrair ou afastar os clientes? As análises espaciais permitem-lhe utilizar poderosas técnicas de modelação para realizar previsões e compreender melhor o nosso mundo.