O que é ArcGIS Pro?
ArcGIS Pro é uma nova aplicação do ArcGIS Desktop, que pode ser utilizado para criar e visualizar rapidamente mapas informativos. O ArcGIS Pro inclui ferramentas científicas para responder a questões complexas, fazendo uso da análise espacial, em questões como "De que forma é que estes locais estão relacionados?” ou “Como posso prever o que acontecerá em certo território durante uma grande tempestade?"
Com ArcGIS Pro é possível criar e publicar conteúdo em 2D e 3D para analisar os problemas de todos os ângulos (literalmente!). A partilha dos conteúdos criados no ArcGIS Pro pode ser feita de forma eficiente com o ArcGIS Online ou Portal for ArcGIS.
ArcGIS Pro é uma aplicação 64-bit, multitarefa, que desenhado para Windows. É rápido, incrivelmente poderoso, para além de uma interface atraente e fácil de utilizar.


O ArcGIS Pro substituirá o ArcGIS for Desktop (ArcMap)?

Não. O ArcGIS está incluído no ArcGIS for Desktop e funciona em paralelo com o ArcMap. Na versão inicial, ArcGIS Pro não possui algumas das funcionalidades presentes no ArcMap. No entanto, possui capacidades, não estão disponíveis no ArcMap, como:
  • Fluxos de trabalho baseados em projetos
  • Visualização 3D/2D simultânea
  • 64 bits
  • Criação de múltiplos layouts de mapas

É possível utilizar o ArcGIS Pro com versões anteriores do ArcGIS for Desktop?
Sim, apesar de ArcGIS Pro ter sido lançado com o ArcGIS for Desktop 10.3, os clientes com actualização em dia que tenham versões anteriores do ArcGIS for Desktop podem descarregar e utilizar o ArcGIS Pro.

Posso migrar documentos do ArcMap para o ArcGIS Pro?

Sim. Documentos de mapa (.mxd), cenários (.sxd), e globos (.3DD) podem ser importados pelo ArcGIS Pro. Dentro do ArcGIS Pro, estes podem ser guardados como projectos (.aprx). Os projectos em si não podem ser abertos no ArcMap; no entanto, os dados utilizados pela aplicação podem ser acedidos no ArcMap ou no ArcGIS Pro por meio de geodatabases, por isso pode haver colaboração também a nível da integração de dados.

Os serviços publicados com ArcGIS Pro podem ser utilizados e partilhados com ArcMap. Além disso, ArcMap e ArcGIS Pro podem operar simultâneamente, na mesma máquina. Portanto, é possível a utilização de ambos os programas para aceder e trabalhar com dados locais e serviços online.


Posso usar o ArcGIS Pro sem uma licença ArcGIS for Desktop?

Não. O ArcGIS Pro faz parte do ArcGIS for Desktop, e apenas os clientes com actualização em dia é que podem aceder ao ArcGIS Pro.


O ArcGIS Pro possui vários níveis de licenciamento (ou seja, Básico, Standard e Avançado)?

Sim. O ArcGIS Pro é comercializado em três versões, correspondentes aos níveis de licenciamento do ArcGIS for Desktop: Básico, Intermediário e Avançado. Podem ainda ser disponibilizadas mais funcionalidades, consoante o seu nível.


Posso usar as minhas extensões do ArcGIS for Desktop com o ArcGIS Pro?
Sim. Com o lançamento inicial, as seguintes extensões podem ser utilizadas com ArcGIS Pro, desde que tenham sido licenciadas para o ArcGIS for Desktop: ArcGIS 3D Analyst, ArcGIS Spatial Analyst, ArcGIS Network Analyst, ArcGIS Workflow Manager, e ArcGIS Data Reviewer.


Posso usar o ArcGIS Pro no meu smartphone ou tablet?
Não. ArcGIS Pro só é executado no ambiente desktop (Windows).


Quais são os requisitos de sistema para operar com o ArcGIS Pro?
Veja neste link os requisitos de sistema (em inglês)
Nota: ArcGIS Pro não é suportado para Windows XP ou Vista.


Onde posso encontrar formação para ArcGIS Pro?
Pode optar por sessões de formação gratuitas ou pagas para o ArcGIS Pro. Os cursos estão desenhados para o ajudar a iniciar e para que continue a desenvolver competências no novo programa do ArcGIS Desktop. Visite o nosso catálogo de treinamentos, para encontrar o curso que se adapta às suas necessidades.
Sessões de formação gratuitas estão disponíveis em learn.arcgis.com.