Soluções de Inovação Tecnológica e Social para Comunidades Inteligentes

As comunidades inteligentes caracterizam-se por uma governação mais transparente, colaborativa e acessível aos cidadãos. No contexto da administração local, o que está em causa é a obtenção de um serviço público de qualidade, definido a partir do diálogo com o Cidadão, e prestado com eficiência, eficácia e economia.
Ao longo dos últimos anos, a Esri Portugal tem trabalhado intensamente com inúmeros executivos, gestores e técnicos municipais, representativos de uma grande variedade de Municípios, de forma a desenvolver soluções inovadoras, integradoras e competitivas, que contribuam para a agilização e modernização da Administração Pública.
O ArcGIS SmartCity resulta deste trabalho, constituindo uma solução diferenciadora para Administração Local, capaz de suportar a construção de comunidades inteligentes e resilientes, satisfazendo as necessidades reais destas comunidades e preparando-as para os desafios futuros. A abordagem implementada possibilita o aumento da qualidade dos serviços públicos e a uma redução dos custos de implementação e manutenção, ao mesmo tempo que fomenta os processos de inovação tecnológica e social dos Municípios.
A solução ArcGIS SmartCity assenta sobre a Plataforma ArcGIS, oferecendo um vasto número de aplicações e recursos, prontos a utilizar, que suportam as principais áreas de actividade da administração local, tais como a gestão urbanística, acção social, gestão de activos, e promoção territorial e cultural. O conceito de Plataforma é fundamental, no sentido de uma infra-estrutura tecnológica única, caracterizada pela sua transversalidade, ubiquidade e mobilidade, capaz de integrar e coordenar o trabalho dos diferentes departamentos da organização. Uma infra-estrutura que evolui ao ritmo do Município e dá resposta aos desafios do presente e do futuro.
Esta transversalidade ao nível da partilha da informação e serviços é obtida a partir de aplicações de SIG Web e de mobilidade, totalmente orientadas à actividade de negócio e ao perfil do utilizador, podendo ser utilizadas em qualquer lugar, e a partir de qualquer dispositivo (desktop, tablet e smarthone).