Características
Aumente as capacidades do SIG usando aplicações cliente

O ArcGIS for Server (com a extensão Portal for ArcGIS) inclui um vasto conjunto de aplicações cliente que fazem de tudo, como fornecer um painel que sumariza as informações críticas do negócio e mapeia esta informação nos softwares de business intelligence mais utilizados ou ajudar as equipas que trabalham no campo a recolher dados.

As aplicações cliente incluem:
    Operations Dashboard for ArcGIS
•    Esri Maps for Office
    Esri Maps for SAP BusinessObjects
    Esri Maps for IBM Cognos
    Esri Maps for Dynamics CRM
•    Esri Maps for SharePoint
•    Collector for ArcGIS
    Explorer for ArcGIS

Gestão centralizada de recursos SIG

A extensão Portal for ArcGIS tem um sistema de gestão de conteúdos centralizado. Funciona como interface para aceder, pesquisar e encontrar recursos SIG. Inclui visualizadores de mapas, ferramentas para criar mapas e aplicações com modelos para criar e para desenvolver aplicações web de forma expedita e fácil.
Fortaleça a sua empresa com serviços Web de SIG

O ArcGIS for Server e as suas extensões podem demostrar todas as potencialidades das funcionalidades do ArcGIS ao resto da sua organização. Cria e gere serviços web para o mapeamento, a geocodificação, as análises SIG, a edição na Web, a análise de redes, o acesso às bases de dados e a gestão de dados geográficos.
Suporte SIG em tempo real

Ligue-se a qualquer fonte de dados e serão emitidos automaticamente alertas, em tempo de real, quando algum tipo de situação pré-determinada ocorrer. O ArcGIS for Server (com o ArcGIS GeoEvent Processor for Server) permite que se conecte a um sensor, como o GPS, o telemóvel ou as redes sociais. Pode processar e filtrar dados em tempo real, monitorizando recursos, actualizando mapas e dados e enviando notificações (e-mail e mensagens de texto ou instantâneas).
Partilha de imagens

O ArcGIS for Server permite-lhe publicar e partilhar imagens . O ArcGIS Image Extension for Server reforça as capacidades de gestão, partilha e exploração de um largo número de imagens e rasters.

Acesso a informação geográfica em bases de dados

O ArcGIS for Server funciona com dados espaciais armazenados em sistemas de gestão de bases de dados relacionais, como:
    IBM DB2 e IBM Informix Dynamic Server
    Microsoft SQL Server, Microsoft SQL Server Express e Microsoft SQL Azure
•    Netezza
    Oracle
    PostgreSQL

O ArcGIS for Server também inclui as geodatabases, um formato de armazenamento e de gestão dos dados comum no sistema ArcGIS. Utilize geodatabases com múltiplos utilizadores para aplicar sofisticadas regras e relações entre os dados, como modelos de dados com tipologias, redes geométricas e network datasets. É ainda garantida a integridade dos dados e a edição de vários utilizadores em simultâneo. 

Integração na infra-estrutura informática existente

O ArcGIS for Server ajusta-se às suas infra-estruturas informáticas e aos seus requisitos de segurança, suportando todo o tipo de implementações: local, na cloud, virtual ou soluções híbridas. Pode integrar ainda o ArcGIS for Server com o ArcGIS Online ou utilizá-lo de forma independente. O ArcGIS for Server suporta Windows Active Directory, LDAP e os requisitos de segurança PKI. Além disso, o ArcGIS for Server pode ser expandido para aumentar a capacidade ou para se ajustar à procura.
Funcionalidades
Para mais informações, consulte a matriz funcional do ArcGIS 10.3 .1 for Server [PDF]