Temas sobre SIG e CAD

Na sua essência, o CAD e o SIG são tecnologias complementares, mas que evoluíram nos últimos 30 anos de forma independente. Desde há muito que a abordagem da Esri passa por fornecer aos seus clientes as melhores soluções que articulem sistemas de CAD e de SIG.

Nos últimos anos, a investigação e o desenvolvimento da Esri têm-se centrado no modo como os dados do CAD podem ser melhor utilizados como conteúdo dos SIG. O ArcGIS fornece as melhores ferramentas para a organização dos dados CAD e um conjunto maior e mais útil de simbologia para representar a informação CAD. Adicionalmente, o ArcGIS fornece uma estrutura geralmente bem aceite para georreferenciar dados CAD para que estes possam ser utilizados em vários tipos de aplicações e por um vasto leque de profissionais.

Mais recentemente, a Esri passou a focar-se na simplificação dos fluxos de trabalho que disponibilizam conteúdos SIG para os utilizadores de CAD. O plug-in ArcGIS for AutoCAD disponibiliza conteúdos SIG aos utilizadores de CAD através de uma abordagem baseada em serviços interoperáveis, em que os designers e os desenhadores podem aceder e utilizar os serviços SIG na Web disponibilizados pelo ArcGIS for Server sem sair do ambiente do CAD. A Esri está a explorar como outros serviços do ArcGIS for Server podem ser utilizados dentro do AutoCAD ou de outros softwares de CAD, tais como os serviços de geoprocessamento e de geoadata e a edição na Web.
 
A Esri também criou uma nova especificação de dados – Mapping Specification for CAD (MSC) – que é um método de definição e criação de conteúdos SIG utilizando ficheiros do AutoCAD e ArcGIS for AutoCad. O formato MSC torna não só os dados de CAD mais facilmente entendidos como conteúdo SIG, mas dá também aos desenhadores de CAD meios para melhorar os desenhos, com atributos e informações espaciais geralmente apreciados pelos utilizadores SIG.

A Esri continua a investir numa abordagem com duas vertentes, que aumenta o valor do CAD para os seus clientes, tornando a sua utilização em SIG mais fácil e também construindo uma melhor interoperabilidade entre os dois sistemas, para que os utilizadores do CAD possam usufruir de todos os benefícios da tecnologia SIG.  

Em termos prospectivos, a Esri está a trabalhar na plena exploração de todas as potenciais utilizações dos serviços SIG do ArcGIS for Server (serviços de geoprocessamento, geodatabase e edição) dentro do AutoCAD e de outros softwares de CAD. Outra área de investigação é a alavancagem de tecnologias como o software de modelação de informações para construção (em inglês, Building Information Modeling (BIM)) e os SIG 3D. Os BIM fornecem conjuntos de dados bem estruturados que podem ser integrados em aplicações SIG para melhorar a gestão de recursos, a resposta à emergência, a gestão imobiliária e a criação de projectos de infra-estruturação. As aplicações SIG também podem ser combinadas com os SIG 3D para resolver problemas associados a redes, volumes e geometrias complexas em 3D.