Primeiro GIS Day em Cabo Verde 28 Nov 2016

Tags:
 
A Esri Portugal e a Universidade de Cabo Verde assinalaram no passado dia 16 de Novembro o GIS Day - Dia Internacional dos Sistemas de Informação Geográfica.

Durante um dia inteiro, estudantes e investigadores da Universidade de Cabo Verde, bem como parceiros e clientes da Esri Portugal, apresentaram os projectos que estão a desenvolver naquele país africano com recurso aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e, em concreto, à tecnologia ArcGIS da Esri.

Segundo Nuno Coelho, Coordenador da Esri Portugal para o Mercado de Cabo Verde, a iniciativa «ultrapassou em muito as nossas expextativas». «Foi uma discussão muito boa, salutar e proveitosa para todos os participantes», sublinha o responsável.

O Dia Internacional dos SIG comemora-se todos os anos na terceira quarta-feira do mês de Novembro numa iniciativa promovida pela National Geographic Association e integrada na Geography Awareness Week. O GIS Day foi comemorado pela primeira vez em Cabo Verde e atraiu a atenção da maioria dos órgãos de comunicação social cabo-verdianos.

A RTP África esteve nos escritórios da Esri Portugal em Cabo Verde para perceber melhor o que são os Sistemas de Informação Geográfica e para conhecer a empresa portuguesa que está a «revolucionar a informação de instituições e entidades públicas, através do cruzamento de várias plataformas de informação». Veja a reportagem aqui.

A TCV – Televisão de Cabo Verde também deu destaque à iniciativa numa reportagem transmitida no telejornal de dia 16 de Novembro, com o título “Uni-CV recomenda a utilização das aplicações da Esri Portugal” e que pode ver aqui.

Na Rádio Vaticano, o título escolhido para a reportagem, que pode ler e ouvir aqui, foi “Sistemas de Informação Geográfica - Cooperação entre Praia e Lisboa”.

O GIS Day foi também notícia:

    • Na Radiotelevisão Cabo-verdiana – “Hoje é Dia Internacional dos Sistemas de Informação Geográfica denominada por Gisday

    • No Portal Sapo Estudante – “Uni-CV promove Dia dos Sistemas de Informação Geográfica

    • No Jornal “A Bola – África” – “Uni-CV e Esri Portugal organizam GISday

    • E no Jornal “A Nação” - "Uni-CV e Esri Portugal organizam GISday"